segunda-feira, 14 de abril de 2014

Expressionismo Alemão

Um dos períodos mais ricos em influências da cinematografia mundial.

Não é muito fácil dizer o que é uma cinematografia expressionista, já que se trata em padrões estéticos rigorosos. No cinema, o expressionismo alemão teve seu climax após a primeira guerra mundial. A Alemanha sai da guerra, além de enfraquecida e completamente empobrecida, humilhada e ressentida. E é dentro deste quadro que sofrerá influência do Expressionismo, um movimento artístico moderno que se contrapõe ao Realismo do século XIX. Tal movimento artístico é influenciado por várias vertentes das artes, que davam vazão ao mundo interior do artista, aos estados da alma e seus tormentos. Dessa forma, o cinema do expressionismo alemão trará como temática justamente a loucura, a angústia, o sobrenatural, a monstruosidade, o grotesco. Quanto ao estilo cinematográfico, o expressionismo alemão é saliente, mas baseado praticamente na mise-en-scène: a cenografia é estilizada, distorcida (a deformação da perspectiva); a interpretação é não naturalista, exagerada, grotesca e teatralizada; a iluminação e trabalhada e com grandes contrastes.
Ao contrário do cinema soviético (com sua ênfase na montagem), no cinema expressionista a montagem e a câmera são até certo ponto neutras para não interferir no privilégio dado à mise-en-scène. Pelos relatos da época os atores usavam uma máscara branca, mas no filme ficava meio com tom de cinza, então descobriram que colocando uma máscara de pasta verde resolveria o problema (vale ressaltar que os filmes eram em Preto e Branco)
Os principais cineastas deste período são: F. W. Murnau, Fritz Lang, Paul Leni, entre outros.
O gabinete do Dr. Caligari (1921), de Robert Wiene é considerado uma das obras-primas do expressionismo alemão.
Após assinado o tratado de Versalhes, vários cineastas,atores e técnicos alemães foram obrigados a buscar asilo em outros países. Com isso a influência expressionista é espalhada por diversas partes do mundo
Segue alguns filmes abaixo:

Nosferatu (Nosferatu, 1922, Alemanha, 94 min.) dir. F.W. Murnau - ao lado -

A Última Gargalhada (Der Letzte Mann, 1924, Alemanha, 91 min.) dir. F. W. Murnau

Fausto (Eine Deutsche Volkssage, 1926, Alemanha, 116 min.) Dir. F.W.Murnau

O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari, 1912, Alemanha, 78 min.) dir. Robert Weiner


Texto preparado a partir do artigo: CÁNEPA, Laura Loguercio. Expressionismo alemão. In: História do Cinema Mundial. Fernando Mascarello (Org). Papirus Editora, 5a Edição. Campinas, SP.

Para mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=17uLLFvIQlc

Nenhum comentário:

Postar um comentário