A Velocidade dos Filmes Mudos
Você já se perguntou por que os filmes mudos, como os de Charlie Chaplin, por exemplo, parecem acelerados?
O cinema atual consiste na ilusão do movimento causada pelo aparecimento de sucessivas fotografias, diante da retina do olho humano, a uma velocidade de 24 fotos por segundo. Significa que 2 segundos equivalem a um filme de 48 poses.
Ocorre que os filmes mudos foram fotografados com uma câmera que rodava a 18 fotos por segundo, porém, com a invenção do cinema sonoro (O Cantor de Jazz, 1927), as câmeras passaram a bater 24 fotos por segundo e os projetores, obviamente, acompanharam essa evolução. Então, todos os projetores foram substituídos por novos projetores que rodavam mais rápido (24 f/s) do que a velocidade de filmagem dos antigos filmes mudos (18 f/s) – isso explica o “efeito” acelerado.
Dizem que o telecine não foi adaptado à atual velocidade (24 f/s) devido às dificuldades técnicas geradas pela grande variedade de sistemas de vídeo com velocidades muito diferentes.
Com a invenção do vídeo e da televisão veio outra invenção revolucionária: o telecine. O telecine é uma máquina que transforma o filme em vídeo e é utilizado até hoje. Ele reproduz o filme a 24 fotos /segundo e o grava a 30 quadros por segundo – velocidade do vídeo. Mesmo com tanta tecnologia, ninguém lembrou dos filmes mudos.
De tanto ver filmes mudos indevidamente telecinados, a humanidade padronizou o formato. Hoje, quando uma novela, um filme, um vídeo-clipe, um comercial de TV ou um programa de televisão se referem ao passado, a imagem é mostrada como num filme a 18 quadros por segundo.
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