domingo, 16 de novembro de 2014

Quadrinistas Brasileiros Que Fazem Sucesso No Exterior

O talento deles não coube no país. Agora, eles são do mundo!

O mercado de quadrinhos está sempre em alta. Afinal, o seu público consumidor é cativo e as feiras sempre trazem novidades para os fãs. O que talvez você não saiba é que muitas obras internacionais de sucesso são produzidas por brasileiros que exportaram os seus talentos e encontraram, nesse mercado, uma oportunidade de trabalho e de reconhecimento.



FÁBIO MOON E GABRIEL BÁ
Os gêmeos paulistanos iniciaram a carreira com o fanzine independente 'Dez Pãezinhos'. Fizeram uma adaptação de o 'O Alienista', de Machado de Assis, que ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Didático e Paradidático de Ensino Fundamental ou Médio, em 2008. Já receberam alguns prêmios Eisner Award, o mais importante deles pela graphic novel 'Daytripper', em 2012, publicada nos Estados Unidos, que também levou o Harvey Awards, no mesmo ano. A obra premiada teve traduções para a França, Espanha, Itália, Polônia e Dinamarca.





MARCELO QUINTANILHA
O niteroiense começou a sua carreira, ainda na adolescência, ao desenhar histórias de artes marciais para a revista Mestre Kim. É autor da graphic novel 'Fealdade de Fabiano Gorilla' e depois publicou 'La promesse (A Promessa'), que seria o primeiro volume da série 'Sept balles pour Oxford' e publicada por uma editora belga. Esse trabalho lhe rendeu um convite para se mudar para Barcelona e produzir ilustrações para os jornais El País e Vanguardia. No Brasil, apresentou, em 2005, 'Salvador' e, posteriormente, 'Sábado dos meus amores' e 'Almas públicas'.


MIKE DEODATO JR.
O artista paraibano é filho do primeiro quadrinista do nordeste brasileiro, Deodato Borges. Em 1990, desenhou a HQ 'Mulher-Maravilha' e, depois, 'Elektra'. Desenvolveu trabalhos com 'Thor', 'Vingadores', 'Hulk', 'Glory', 'Lady Death', 'Ultraforce' e 'Batman'. Em 2000, apresentou 'Homem-Aranha' e, em 2007, a reformulação dos 'Thunderbolts' e, depois, a série 'Vingadores'. 
Sobre o sucesso no exterior, Mike deixa algumas lições: 'não existe nada que substitua o cara a cara, a comunicação direta com as pessoas com quem se trabalha. Aprender inglês e tomar conta de minha própria carreira, sem intermediários, foi a melhor coisa que fiz pela minha carreira profissional'. 
Como lições para os iniciantes no mercado internacional, o artista sugere: 'domine a sua arte, mas nunca deixe de aprender. Seja profissional, cumpra prazos. Aprenda a língua do país em que pretende trabalhar. Valorize-se, nunca faça um trabalho por menos do que acha que merece'.


RAFAEL COUTINHO
O paulistano, filho de Laerte, começou a sua carreira ao desenhar o storyboard do filme 'Bicho de 7 Cabeças' (2010). Entre as suas obras desenvolvidas estão: 'Irmãos Grimm em Quadrinhos', 'Bang Bang', 'Sobre Daisy', 'Drink', 'Mensur' e 'Muchacha'. Seu trabalho mais importante é a graphic novel 'Cachalote', produzida em parceria com Daniel Galera, que foi lançada na França.







ROGER CRUZ
Desenhista Brasileiro que foi um dos pioneiros no mercado Americano, trabalhou para Marvel e Dc Comics tendo em seu curriculo nomes como: Avengers, Batman, Surfista Prateado, Mulher Maravilha, Motoqueiro Fantasma entre outros, além dos trabalhos autorais: Xampu e Gutigutz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário