Confira a seguir uma seleção dos clássicos da cultura nerd, de Star Wars a O Guia do Mochileiro das Galáxias!
Star Wars
Quer símbolo nerd mais importante do que a franquia Star Wars? Um universo inovador criado por George Lucas, uma batalha clássica entre o bem e o mal, e um projeto ambiciosíssimo de cinema - mesmo hoje em dia, a ideia de começar um filme pelo episódio VI parece loucura. Alguns fãs defendem que a primeira trilogia foi melhor do que a segunda, mas de qualquer modo, viram todos os filmes, e certamente estarão nas filas de Star Wars 7 em 2015.
Star Wars marcou a cultura pop com frases, personagens e imagens memoráveis. Aliás, o próprio Dia do Orgulho Nerd (25 de maio) foi escolhido em função da estreia do primeiro filme, Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 1977.
Star Trek
Existe uma certa rixa entre os fãs de Star Wars e os fãs de Star Trek, mas muitos cinéfilos e nerds em geral apreciam as duas franquias, que deram origem a uma quantidade impressionante de séries de televisão, filmes e produtos derivados. Além disso, Star Trek e Star Wars agora têm o mesmo diretor no cinema: J.J. Abrams.
Star Trek começou como programa de televisão, antes de dar origem a mais de 12 filmes. A ideia original era fazer um "faroeste espacial", refletindo sobre questões sérias como a política e a guerra. Os primeiros filmes, Jornada nas Estrelas (1979) e Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan (1982) foram sucessos imensos, quebrando recordes de bilheteria, algo que a nova franquia tenta reproduzir.
Matrix
Matrix é muito mais que um filme de ficção científica cheio de efeitos especiais: a história traz uma reflexão complexa sobre a natureza humana e sobre os limites da realidade, que cativou tanto o público em geral quanto os aficionados pelo cinema de gênero. Os três filmes podem não ter a mesma qualidade (Matrix Revolutions, em especial, deixa a desejar), mas o personagem de Neo (Keanu Reeves) marcou uma jovem geração de cinéfilos nerds.
Depois disso, os diretores Andy e Lana Wachowski continuaram a fazer filmes típicos da cultura nerd, como Speed Racer e A Viagem.
Os Goonies
Nem só de ficções científicas vive o universo nerd. Os Goonies (1985) é uma aventura clássica sobre um grupo de amigos que parte em busca de um tesouro. O produtor é Steven Spielberg, um dos reis do cinema nerd e pai do blockbuster moderno, com Tubarão (1975).
Até hoje, Os Goonies é lembrado pelos diálogos e pelos personagens (como o querido Sloth). A ideia de trazer o grupo de volta ao cinema (em uma refilmagem ou sequência) sempre é cogitada pelos produtores - para a alegria ou tristeza dos fãs.
Akira
A animação japonesa é essencial para a cultura nerd, e talvez Akira seja uma dos maiores símbolos das boas relações entre os mangás e o cinema. A trama, criada e dirigida por Katsuhiro Ôtomo, se passa em um universo pós-apocalíptico, em uma cidade de Tóquio destruída por uma explosão. Neste contexto, gangues de rebeldes têm que enfrentar o poder do exército.
O filme teve um sucesso enorme em 1988, e abriu as portas para que outras séries e personagens japoneses chegassem ao Ocidente.
Continua...